terça-feira, 19 de julho de 2011

A influência da mídia

Carmem Angela Corrêa Araujo
O presente texto pretende discorrer sobre a influência da mídia na população do município de Jaguarão, localizado no estado do Rio Grande do Sul, a 383km[1] da capital gaúcha.
Trata-se de uma pequena cidade, com aproximadamente 27.944[2] habitantes, localizada na fronteira com o Uruguai, no extremo sul do Brasil.
Nesse lugar, distante geograficamente dos grandes centros, porém, extremamente próximo pela influência das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, a influência da mídia e dos meios de comunicação de massa não difere do que acontece nos grandes centros urbanos.
A pequena cidade dispõe apenas de jornais semanários, que em geral, divulgam praticamente as mesmas notícias locais. Embora não disponha de grandes jornais e empresas de publicidade, bem como produtoras de televisão, a população tem acesso aos mais diversos meios de informação e comunicação, por meio da aquisição de jornais de cidades maiores e da TV por assinatura, bem como, da audiência a rádios dos mais variados e distantes lugares, além do acesso à Internet que viabilizam o conhecimento dos fatos do Brasil e do mundo.
Jaguarão conta com rádios locais que promovem a interatividade da população com essa mídia, facilitando a participação direta de todos. Os fatos e acontecimentos locais são veiculados por esse meio de comunicação de massa e também podem ser transmitidos nos bares, nas esquinas e nos mais diversos ambientes de convivência e sociabilidade. Essa é uma característica intrínseca às pequenas cidades.
Cabe ressaltar que os meios de comunicação de massa se fazem presentes em todos os locais, independente do tamanho da cidade e do contingente populacional. A mídia exerce sua influência e atua em todas as comunidades da atual sociedade e por isso é importante que a escola esteja preparada para utilizá-la pedagogicamente.
Cabe à escola o importante papel de ressignificação de conceitos e valores que muitas vezes são deturpados pela influência dos meios de comunicação de massa que, em busca do “seu espaço” lançam moda, incentivam o consumismo e ditam regras de comportamento.
Na atual sociedade globalizada é necessário que os cidadãos estejam preparados para a análise do que realmente é necessário e que consigam atuar de forma ativa e posicionar-se diante da informação.
Existe um apelo muito grande de imagens e mensagens que atuam direta e indiretamente na vida das pessoas. O destino de um produto, de uma marca, entre outros, gera uma concentração de esforços na tentativa conseguir um recorde em vendas. As crianças, em especial, ficam a mercê dessa busca incessante das grandes empresas pelo sucesso das suas propagandas e investidas na tentativa de conquista.
É necessário que a escola comece a inserir essas linguagens e seus símbolos em suas atividades pedagógicas com a finalidade de preparar cidadãos conscientes e críticos, que saibam identificar a intenção que está por trás de cada apelo, como também, que desenvolvam competências para lidar com a informação veiculada sem serem conduzidos por informações tendenciosas e manipuladoras.
Nesse sentido, considera-se de fundamental importância a utilização das NTICs (Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação) nas práticas escolares.  Fiorentini afirma que:
[...] torna-se imprescindível que nós, educadores, nos engajemos em reflexões críticas sobre a introdução e a disseminação de computadores na sala de aula, contribuindo para proporcionar aos alunos ambientes educacionais compatíveis com o desenvolvimento tecnológico. Além disso, esperamos que essas reflexões transformem-se em ações concretas, contribuindo para um ensino condizente com os anseios da sociedade. (2003:223)
A utilização de computadores na escola e o desenvolvimento de projetos de aprendizagem que se sirvam de textos, sons e imagens potencializa o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao enfrentamento diário para atuar na sociedade da informação.


Referências
Distâncias entre cidades.  SP Sem Segredos. Disponível em: <http://www.emsampa.com.br/xspxrsint.htm>  Acesso ás 18h33min do dia 03/07/2011.
Portal do IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=431100#> Acesso às 18h25min do dia 03/07/2011.


[1]  Distâncias entre cidades.  SP Sem Segredos. Disponível em: <http://www.emsampa.com.br/xspxrsint.htm>  Acesso ás 18h33min do dia 03/07/2011.
[2] Dados do IBGE  do ano de 2007. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=431100#> Acesso às 18h25min do dia 03/07/2011.


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